Topo

Constituinte na Venezuela: sistema não reconhece Maduro na hora de votar

30/07/2017 23h45

Caracas, 31 Jul 2017 (AFP) - O carnê criado pelo governo venezuelano para registrar os beneficiários de seus programas sociais - e que seria usado para monitorar o voto na Assembleia Constituinte - não funcionou, deixando o presidente Nicolás Maduro em uma saia justíssima.

"Vamos fazer a verificação do meu Carnê da Pátria para que fique registrado que eu vim votar e que meu Carnê da Pátria fique marcado para toda vida. Que votei no dia histórico da Constituinte", anunciou o presidente neste domingo.

"Leu?", perguntou Maduro à mulher que escaneava os documentos com um smartphone, recebendo uma resposta positiva.

Na tela do aparelho, apareceu, em seguida, uma mensagem que a desmentia: "A pessoa não existe, ou o carnê foi anulado". A imagem foi captada por uma câmera de televisão do governo e viralizou nas redes sociais.

O Carnê da Pátria é dotado de um "código QR" (similar a um código de barras), que armazena informação pessoal do usuário e permite, entre outras coisas, adquirir alimentos subsidiados.

A oposição acusa o governo de usar esse documento como um mecanismo de controle social, para fins políticos.

Os rivais de Maduro não perderam tempo e usaram o episódio para voltar a estimular os beneficiários dos programas sociais a não votar, alegando que não seriam descobertos.

"O sistema não funciona e, se você for funcionário público, não podem saber se você votou, ou não", tuitou o vice-presidente do Parlamento, o opositor Freddy Guevara.

Maduro havia determinado que os titulares do carnê deveriam apresentar o documento nos postos de votação para que sua participação fosse confirmada. O requisito não foi estabelecido oficialmente pelo Conselho Nacional Eleitoral.

O presidente também ordenou que todos os servidores públicos fossem votar. Segundo Maduro, mais de 15 milhões de venezuelanos, de uma população total de 30 milhões, têm esse carnê.

jt/axm/nn/tt

Twitter