Morreu ex-SS Oskar Gröning, o 'contador de Auschwitz'
O alemão Oskar Gröning, conhecido como o 'contador de Auschwits', morreu aos 96 anos, anunciou nesta segunda-feira (12) o jornal regional "Hannoversche Allgemeine Zeitung", citando seu advogado.
Um porta-voz da promotoria de Hanover, Oliver Eisenhauer, disse ter sido informado sobre a morte de Gröning por seu advogado, embora não tenha podido confirmar oficialmente a morte de Gröning, condenado a quatro anos de prisão em 2015 por cumplicidade na morte de 300 mil judeus.
"O único que temos é uma carta de seu advogado, segundo o qual teria morrido", declarou Eisenhauer, que assegurou "não dispor ainda" de um atestado de óbito, documento que deve ser entregue pela Prefeitura às autoridades judiciais e cuja emissão pode demorar alguns dias.
Segundo o jornal alemão "Der Spiegel", o ex-membro das SS morreu na sexta-feira (9) no hospital.
Gröning é um dos últimos nazistas julgados por seus atos durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 70 anos depois do fim do conflito.
No final de 2017, a Justiça alemã ordenou sua detenção, após o idoso de 96 anos tentar evitar a prisão, apresentando um recurso ao Tribunal Constitucional em que alegava seu mau estado de saúde.
Durante seu julgamento, pediu perdão e admitiu uma "falta moral" por seu papel de "contador" do campo de extermínio nazista de Auschwitz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.