Topo

Para o Irã, EUA não devem desempenhar papel em aproximação intercoreana

28/04/2018 08h32

Teerã, 28 Abr 2018 (AFP) - O Irã saudou neste sábado (28) o encontro histórico entre os líderes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul e afirmou que os Estados Unidos não estão "qualificados" para desempenhar um papel na aproximação entre os dois países.

"A República Islâmica do Irã considera que a nova página histórica para distensão na península coreana deve continuar bilateralmente, sem interferência e provocações de países estrangeiros", declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores iraniano, Bahram Ghasemi, de acordo com o site da chancelaria.

"A experiência da República Islâmica, em particular sobre o acordo nuclear, mostra que o governo dos Estados Unidos não é um ator digno de confiança e não respeita os compromissos internacionais, por isso não é capaz de desempenhar um papel para determinar os acordos entre os países", acrescentou.

Durante uma cúpula histórica na sexta-feira na Zona Desmilitarizada entre as duas Coreias, os líderes de ambos os países se comprometeram a trabalhar no sentido da desnuclearização e prometeram que não haveria guerra na península.