Topo

Antes de cúpula histórica com Trump, Kim Jong-un curte passeio noturno em Singapura

11.jun.2018 - Ministro de Relações Exteriores de Singapura, Vivian Balakrishnan, posa com Kim Jong-un durante um passeio noturno antes da cúpula entre o líder norte-coreano e o presidente Donald Trump - Nicholas Yeo/AFP
11.jun.2018 - Ministro de Relações Exteriores de Singapura, Vivian Balakrishnan, posa com Kim Jong-un durante um passeio noturno antes da cúpula entre o líder norte-coreano e o presidente Donald Trump Imagem: Nicholas Yeo/AFP

Singapura

11/06/2018 14h24

Selfie, passeio pelo centro da cidade sob os flashs e gritos na frente de seu hotel: o líder norte-coreano Kim Jong-un aproveitou nesta segunda-feira (11) a noite em Singapura.

Longe das imagens oficiais durante um disparo de míssil ou uma parada militar em Pyongyang, o líder de um dos países mais fechados do mundo foi respirar um ar fresco na véspera de sua cúpula com o presidente americano Donald Trump.

O homem cujas viagens ao exterior podem ser contadas nos dedos de uma das mãos visitou o jardim botânico de última geração da baía da cidade-Estado asiática.

Ele também visitou o terraço do "Marina Bay Sands", edifício mais emblemático de Singapura, com a forma de um barco em três torres, uma visita transmitida ao vivo pelos principais canais internacionais.

Especulações sobre sua passagem pelo cassino do prédio correram durante toda a noite, sem serem confirmadas.

Depois de um dia no luxuoso hotel Saint Regis, o líder norte-coreano saiu à noite a bordo de sua limusine, acompanhado por um impressionante cortejo, como quando chegou ao aeroporto.

O comboio foi até o "Gardens by  the  Bay", um jardim botânico de 100 hectares que se tornou a vitrine turística de Singapura desde a sua criação há alguns anos.

Estufas futuristas onde vários climas são recriados, árvores metálicas rosas se iluminam todas as noites para um show de luzes e som. O homem forte de Pyongyang foi visto visitando uma estufa com sua irmã e conselheira, Kim Yo Jong.

Selfie inédito

Poucos minutos depois, o ministro das Relações Exteriores de Singapura, Vivian  Balakrishnan, postou no Twitter uma selfie de si mesmo com Kim Jong-un, ambos sorridentes, durante a visita.

"Vale a pena tirar uma foto com um tirano? Que vergonha", foi um dos comentários deixados por internautas na rede social.

Os comentaristas se perdiam nesta segunda-feira à noite em conjecturas, dizendo se tratar da primeira selfie feita com o líder norte-coreano.

"Eu tive que olhar várias vezes antes de perceber que era verdadeira", comentou Tom Fowdy, especialista em Coreia do Norte.

Quanto a Donald Trump, teve direito a uma foto com um bolo de aniversário no almoço com o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, com alguns dias de antecedência.

O encontro entre Kim e Trump, inimaginável há alguns meses, quando estavam envolvidos numa escalada verbal que fazia temer o pior, está previsto para a manhã desta terça-feira em um hotel de luxo. Será seguido por uma reunião com suas respectivas equipes, seguida de um almoço de trabalho.

Washington diz que está pronto, em troca de sua desnuclearização, fornecer à Coreia do Norte "garantias únicas de segurança".