PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Trump cético diante de livre venda de armas impressas em 3D

31/07/2018 10h33

Washington, 31 Jul 2018 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mostrou-se cético nesta terça-feira sobre a liberalização da venda de projetos digitais que permitam a fabricação de armas com impressoras 3D.

"Estou investigando este caso de armas de plástico 3D vendidas para o público em geral", escreveu Trump no Twitter. O presidente, que já havia consultado a questão com o principal lobby de armas de fogo americano, a National Rifle Association (NRA), acrescentou: "Isso não parece fazer muito sentido!".

Os avanços feitos na impressão 3D permitem fabricar armas funcionais a partir de um projeto digital anonimamente, sem deixar vestígios, ao contrário daquelas produzidas por fabricantes autorizados.

Um avanço tecnológico que preocupa os defensores de um controle mais rigoroso das armas nos Estados Unidos, onde a legislação já é muito permissiva nessa questão.

Em junho, o governo federal autorizou o grupo Defense Distributed, pioneiro dessa tecnologia, a divulgar seus projetos digitais a partir de 1º de agosto.

Na segunda-feira, promotores de oito estados anunciaram que vão pedir a um juiz federal que bloqueie o programa de impressão 3D de armas plásticas.

Internacional