PUBLICIDADE
Topo

Internacional

China qualifica negociações comerciais com EUA de 'construtivas e francas'

23/08/2018 23h37

Pequim, 24 Ago 2018 (AFP) - A China afirmou nesta sexta-feira que as conversações bilaterais mantidas este semana em Washington para tentar reduzir o conflito comercial com os Estados Unidos foram "construtivas e francas".

Uma delegação chinesa liderada pelo vice-ministro do Comércio, Wang Shouwen, e o vice-ministro das Finanças, Liao Min, se reuniu quarta e quinta-feira com o subsecretário americano do Tesouro encarregado de Assuntos Internacionais, David Malpass.

O encontro aconteceu em meio à guerra comercial entre China e Estados Unidos e à imposição recíproca de tarifas.

"As negociações foram construtivas e francas. As partes manterão contato sobre as próximas disposições", destacou o ministério chinês do Comércio em seu site.

As conversações, que não parecem ter provocado qualquer avanço significativo, coincidiram com a entrada em vigor, nesta quinta-feira, de novas tarifas sobre produtos chineses exportados para os EUA, totalizando 16 bilhões de dólares, e de medidas similares adotadas por Pequim.

Somados aos 34 bilhões de dólares em produtos taxados em julho, a aplicação recíproca de tarifas já atinge 100 bilhões de dólares.

Os Estados Unidos ainda analisam taxar outros produtos chineses totalizando 200 bilhões de dólares.

O ministério chinês do Comércio anunciou na noite desta quinta-feira a apresentação de uma nova queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC) envolvendo as sobretaxas aplicadas pelos Estados Unidos.

Internacional