Exército israelense destrói quinto túnel do Hezbollah
Jerusalém, 26 dez 2018 (AFP) - O Exército israelense anunciou nesta quarta-feira (26) a destruição de um quinto túnel escavado pelo grupo xiita libanês Hezbollah na fronteira entre Israel e Líbano, após a operação iniciada em 4 de dezembro pelo Exército israelense.
A operação "Escudo do norte" foi impulsionada pelo Exército com o objetivo de destruir os túneis localizados em território israelense ao longo dos 80 km de fronteira entre estes dois países.
Israel considera que os combatentes do Hezbollah utilizam estes "túneis de ataque" para entrar em território israelense.
"O túnel foi neutralizado através de uma explosão", informou o Exército israelense em um comunicado, no qual destacou que o túnel foi escavado a partir da localidade xiita de Ayta Ash Shab.
O último grande confronto entre o Hezbollah e Israel remonta a 2006, quando 33 dias de guerra deixaram 1.200 mortos do lado libanês e 160 do lado israelense, sem neutralizar o movimento xiita.
Desde então, Israel e Líbano seguem tecnicamente em estado de guerra.
"O governo libanês é responsável pelos túneis de ataque escavados a partir do território libanês", denunciou nesta quarta-feira o Exército israelense.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, assegurou nesta terça-feira que em greve concluirá esta operação contra os túneis do Hezbollah, que conta com o apoio do Irã, um dos principais inimigos de Israel.
mib/cgo/eb/mb/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.