PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Talibãs designam cofundador para liderar negociação com EUA sobre o Afeganistão

25/01/2019 07h43

Cabul, 25 Jan 2019 (AFP) - O mulá Abdul Ghani Baradar, cofundador do movimento talibã, foi nomeado diretor do escritório político talibã no Catar, onde acontecem desde segunda-feira as negociações com representantes americanos para encerrar os 17 anos de guerra no Afeganistão.

"O estimado mulá Abdul Ghani Baradar foi nomeado (...) diretor do escritório político", anunciou o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, em um comunicado.

"Esta medida foi tomada para reforçar e administrar corretamente o processo de negociações em curso com os Estados Unidos", completa a nota.

"A equipe de negociadores continuará as conversações com Washington", indicou Mujahid.

Os insurgentes anunciaram na quinta-feira que negociaram durante quatro dias com representantes americanos em Doha. Não foi informado se as conversações prosseguiriam nesta sexta-feira.

A duração do diálogo, inédita segundo os analistas, provoca esperanças de um acordo que abra o caminho para negociações de paz propriamente ditas.

As autoridades afegãs lamentam o empenho dos talibãs de excluir o governo do diálogo e insistem que um acordo não será possível sem a aprovação de Cabul.

bur-lab/ahe/mra/erl/ra/fp

Internacional