Talibãs designam cofundador para liderar negociação com EUA sobre o Afeganistão
Cabul, 25 Jan 2019 (AFP) - O mulá Abdul Ghani Baradar, cofundador do movimento talibã, foi nomeado diretor do escritório político talibã no Catar, onde acontecem desde segunda-feira as negociações com representantes americanos para encerrar os 17 anos de guerra no Afeganistão.
"O estimado mulá Abdul Ghani Baradar foi nomeado (...) diretor do escritório político", anunciou o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, em um comunicado.
"Esta medida foi tomada para reforçar e administrar corretamente o processo de negociações em curso com os Estados Unidos", completa a nota.
"A equipe de negociadores continuará as conversações com Washington", indicou Mujahid.
Os insurgentes anunciaram na quinta-feira que negociaram durante quatro dias com representantes americanos em Doha. Não foi informado se as conversações prosseguiriam nesta sexta-feira.
A duração do diálogo, inédita segundo os analistas, provoca esperanças de um acordo que abra o caminho para negociações de paz propriamente ditas.
As autoridades afegãs lamentam o empenho dos talibãs de excluir o governo do diálogo e insistem que um acordo não será possível sem a aprovação de Cabul.
bur-lab/ahe/mra/erl/ra/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.