Topo

Serviços de inteligência da Noruega alertam para chinesa Huawei

04/02/2019 13h47

Oslo, 4 Fev 2019 (AFP) - Os serviços de inteligência noruegueses alertaram, nesta segunda-feira (4), contra a gigante chinesa de telecomunicações Huawei, cujos vínculos com o governo de Pequim geram inquietações em relação à segurança.

"É preciso estar atentos à Huawei enquanto 'player', e portanto ao fato de ser curta a distância entre um 'player' comercial como a Huawei e o regime chinês", declarou a diretora de inteligência interna, Benedicte Bjørnland, na apresentação de um relatório de avaliação de riscos para 2019.

"Um ator como a Huawei será vulnerável às influências de seu país de origem, enquanto a China tiver uma lei (...) que obriga as pessoas, entidades e empresas privadas a cooperar" com o governo, acrescentou.

Na Noruega, as principais operadoras de telecomunicações, Telenor e Telia, já equipadas pela Huawei para suas redes 4G, preparam o lançamento da rede 5G.

Muitos países, como Estados Unidos, proibiram equipamentos da Huawei para a rede 5G por motivos de segurança. O reino escandinavo reflete, por sua vez, sobre medidas que reduzam sua vulnerabilidade.

phy/gab/lch/me/age/ll

TELIA

TELENOR