Reino Unido, França e Alemanha acusam o Irã de desenvolver mísseis
A Alemanha, a França e o Reino Unido acusaram o Irã de desenvolver tecnologia de mísseis, depois de recentes atividades que dizem serem inconsistentes com uma resolução da ONU, e reclamam um relatório completo da organização, segundo uma carta divulgada hoje.
O trio europeu cita o lançamento de um veículo espacial e a revelação de dois mísseis balísticos em fevereiro como "parte de uma tendência de crescente atividade inconsistente" com a resolução da ONU, diz a carta enviada ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.
A resolução 2231 do Conselho de Segurança, adotada após o acordo nuclear firmado entre Teerã e as potências em 2015, conclama o Irã a "não realizar nenhuma atividade relacionada a mísseis balísticos destinados a transportar armas nucleares".
Teerã insiste que seu programa de mísseis é defensivo e que não pretende desenvolver sua capacidade nuclear.
Os três países europeus pedem a Guterres para "reportar completa e exaustivamente as atividades de mísseis do Irã" em seu próximo relatório, programado para junho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.