Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump diz estar 'muito perto' de acordo com Talibã

"Estamos tendo um diálogo muito bom. Vamos ver e saberemos em uma semana ou duas", disse o presidente dos EUA - Tom Brenner/Reuters
"Estamos tendo um diálogo muito bom. Vamos ver e saberemos em uma semana ou duas", disse o presidente dos EUA Imagem: Tom Brenner/Reuters

13/02/2020 19h12

Washington, 13 Fev 2020 (AFP) - O presidente Donald Trump disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos estão "muito perto" de chegar a um acordo de paz com os guerrilheiros do Talibã no Afeganistão.

"Acho que estamos muito perto. Acho que há uma boa oportunidade para chegar a um acordo. Vamos ver", disse Trump em entrevista a um programa de rádio. "Isso não significa que já temos (o acordo), mas saberemos nas próximas duas semanas", completou.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, que estava a caminho da Conferência de Segurança de Munique, onde planeja se encontrar com o presidente afegão Ashraf Ghani, afirmou que as negociações "avançaram nos últimos dias".

O secretário de Defesa americano, Mark Esper, disse depois de uma reunião da Otan em Bruxelas que os dois lados "negociaram uma proposta de sete dias para reduzir a violência".

Trump não esclareceu se estava se referindo a uma pausa limitada das hostilidades ou se estava falando sobre algo mais amplo.

"Estamos tendo um diálogo muito bom. Vamos ver e saberemos em uma semana ou duas", disse. Os guerrilheiros do Talibã "também querem um acordo", acrescentou.