A terceira tempestade tropical do ano, Cristobal, se forma no Golfo do México
Miami, 2 Jun 2020 (AFP) - A tempestade tropical Cristobal se formou no Golfo do México, marcando um novo recorde ao se tornar o terceiro ciclone da temporada de furacões no Oceano Atlântico, informaram os meteorologistas norte-americanos nesta terça-feira.
Cristobal sopra com ventos máximos de 65 km/hora, com rajadas mais fortes, próximo a cidade mexicana de Campeche, ao oeste de Yucatán, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami.
Ele permanecerá no lado sul da baía de Campeche até a noite de quarta-feira, afirmou o NHC, ao emitir um alerta de tempestade tropical que vai de Campeche até Veracruz.
A tempestade chegará ao Golfo do México no fim de semana, embora seja cedo para calcular com que intensidade ela irá alcançar a costa dos Estados Unidos.
"É possível que se fortaleça durante o próximo dia", escreveu o NHC.
Esse sistema se formou inicialmente no Pacífico oriental com a primeira tempestade tropical Amanda -a primeira da temporada de furacões do Pacífico-, que atravessou a América Central deixando pelo menos 18 mortos e diversos danos materiais, até se reorganizar no Golfo do México.
Cristobal marca um novo recorde desde que os registros começaram a serem feitos em 1851.
A última vez que se havia formado uma terceira tempestade tropical foi no ano de 2016, com a formação do ciclone Colin em 5 de junho, escreveu no Twitter Philip Klotzbach, meteorologista da Universidade do Colorado.
As tempestades tropicais Arthur e Bertha se formaram algumas semanas antes do inicio oficial da temporada de furacões do Atlântico, que vai de 1º de junho até 30 de novembro.
Meteorologistas norte-americanos estão advertindo que este ano será mais acima da média.
lm/gma/cc
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.