Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA proíbem voos privados para Cuba

Objetivo norte-americano é prejudicar a entrada de moeda estrangeira em Havana - Alexandre Meneghini/Reuters
Objetivo norte-americano é prejudicar a entrada de moeda estrangeira em Havana Imagem: Alexandre Meneghini/Reuters

Da AFP, em Washington (EUA)

13/08/2020 15h29

Os Estados Unidos suspenderão voos privados a Cuba, endurecendo sua ofensiva para prejudicar a entrada de moeda estrangeira em Havana, anunciou hoje o chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo.

"A suspensão dos (voos) charter privados vai tirar os recursos econômicos do regime de Castro", afirmou Pompeo em um comunicado.

Pompeo informou que o governo do presidente Donald Trump continuará cortando a receita que o governo cubano obtém das taxas de desembarque, reservas em hotéis estatais e outros lucros relacionados ao turismo.

Essa ordem afeta todos os voos privados entre os Estados Unidos e os aeroportos da ilha, exceto aqueles destinados a uso médico, de pesquisa e outros itens considerados de interesse dos Estados Unidos.

Em maio, o Departamento de Transportes estabeleceu o limite de 3,6 mil voos privados por ano, em linha com a bateria de limitações voltada para o setor de turismo, remessas e atividade econômica da ilha.

Em outubro, os Estados Unidos anunciaram a proibição de voos para qualquer ponto da ilha que não fosse Havana.

Os Estados Unidos e Cuba, que há seis décadas se enfrentam há seis décadas depois da Revolução, vivenciaram uma reaproximação diplomática promovida pelo então presidente democrata, Barack Obama.

Mas desde a chegada de Donald Trump à Casa Branca, em 2017, Washington endureceu o bloqueio à ilha que está em vigor desde 1962, a por alegar violações aos direitos humanos e apoio cubano ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro.