Trump diz não saber nada do projeto de Steve Bannon sobre o muro no México
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que não sabe de nada sobre a campanha 'online' para financiar o muro na fronteira com o México, pela qual seu ex-assessor Steve Bannon foi acusado de enganar centenas de milhares de doadores.
Steve Bannon foi preso hoje sob suspeita de fraude, desviando os mais de US$ 25 milhões — cerca de R$ 140 milhões — arrecadados pela campanha "We Build The Wall ("Nós Construímos o Muro") para fazer o muro, para uso pessoal.
"Não sei nada sobre este projeto", disse Trump no Salão Oval. "Não tenho contato com ele há muito tempo", completou, referindo-se a seu ex-assessor.
A porta-voz de Trump, Kayleigh McEnany, emitiu pouco antes um comunicado destacando que o presidente não tinha "nenhum envolvimento" com esta iniciativa.
O guru da direita
Steve Bannon é ex-conselheiro de Donald Trump e um dos líderes do espectro da direita atualmente.
Informalmente, ele realizou consultorias ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Ele também apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro (Sem Partido) para a presidência do Brasil, em 2018.
Em março de 2019, Steve Bannon esteve entre os convidados de um jantar com Bolsonaro em sua primeira visita oficial aos Estados Unidos como presidente do Brasil.
Nas campanhas norte-americanas de 2016, ele comandava o site Breitbart, compartilhando notícias falsas e distorcidas.
Na reta final, ele ficou a frente da campanha de Trump — também compartilhando conteúdos duvidosos. Eleito, Trump o colocou em um cargo de estratégia na Casa Branca, mas Bannon ficou menos de um ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.