PUBLICIDADE
Topo

Eleições Americanas

Europeus preferem Biden nas eleições americanas, aponta pesquisa

O democrata Joe Biden, candidato à presidência dos Estados Unidos em 2020 - Angela Weiss/AFP
O democrata Joe Biden, candidato à presidência dos Estados Unidos em 2020 Imagem: Angela Weiss/AFP

30/10/2020 07h40

Paris, 30 Out 2020 (AFP) - Se os europeus pudessem votar na eleição presidencial dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden varreria Donald Trump em vários países, aponta uma pesquisa publicada hoje, que mostra a grande impopularidade do atual presidente americano no Velho Continente.

Os habitantes de cinco países (Alemanha, Itália, Reino Unido, França e Espanha) foram consultados nesta sondagem da BVA para a rádio francesa RTL.

Na Alemanha, Joe Biden teria os melhores resultados, com 66% dos votos, contra apenas 8% de Donald Trump, e 27% de abstenções ou indecisos.

O presidente dos EUA se sairia um pouco melhor na Itália, embora fosse igualmente perdedor, com apenas 15% das cédulas, em comparação com 42% de seu rival democrata.

A retirada dos Estados Unidos do acordo internacional sobre o clima é uma das medidas mais impopulares adotadas por Trump para os entrevistados destes cinco países europeus, assim como a construção de um muro na fronteira com o México.

A eleição americana desperta grande interesse na Europa, onde 85% dos alemães dizem acompanhar seu desenvolvimento, do mesmo modo que 73% dos franceses e 68% dos italianos.

A pesquisa também contempla a impopularidade de Trump na França, onde mais de quatro em cada cinco pessoas têm uma opinião negativa do presidente.

A sondagem foi feita online com um universo de 11.737 pessoas, em dez países, em outubro de 2020.

Eleições Americanas