Americanos 'têm direito a conhecer o vencedor' no dia da eleição, diz Trump
Arlington, Estados Unidos, 3 Nov 2020 (AFP) - Os americanos têm o "direito de conhecer" o vencedor no dia da eleição, declarou hoje a o presidente Donald Trump durante uma visita à sede da campanha do Partido Republicano na Virgínia.
"Deveríamos ter o direito de saber quem ganhou em 3 de novembro", dia da eleição, insistiu Trump, quando o fluxo maciço de votos antecipados poderia atrasar a contagem dos votos e, portanto, o anúncio dos resultados.
Trump estava se referindo principalmente à sua discordância com a Suprema Corte, relutante em intervir em uma decisão que permite à Pensilvânia continuar contando os votos recebidos pelo correio até três dias após a eleição.
A medida foi tomada em meio às complicações logísticas do país diante da pandemia do novo coronavírus, que teve uma grande quantidade de votos enviados pelo correio. A Pensilvânia é vista como um estado-chave nesta eleição, e tanto Trump quanto seu adversário democrata, Joe Biden, fizeram campanha lá nos últimos dias.
"Você não pode atrasar essas coisas por muitos dias e talvez semanas", declarou Trump ao mesmo tempo em que os cidadãos americanos votam em todo o país. Mais de 100 milhões de pessoas votaram antecipadamente.
"Você não pode fazer isso. O mundo inteiro está esperando. Este país está esperando".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.