Topo

Esse conteúdo é antigo

Eleitores do Mississípi aprovam nova bandeira sem símbolo considerado racista

Nova bandeira do estado do Mississípi substitui símbolo confederado por uma magnólia e a inscrição "In God We Trust" - Rogelio V. Solis/AP
Nova bandeira do estado do Mississípi substitui símbolo confederado por uma magnólia e a inscrição 'In God We Trust' Imagem: Rogelio V. Solis/AP

04/11/2020 04h16

Washington, 4 Nov 2020 (AFP) - Os eleitores do Mississípi aprovaram ontem uma nova bandeira do estado estampando uma magnólia, meses depois de o estado sulista retirar sua antiga bandeira contendo um símbolo confederado.

A bandeira de Mississípi foi a última nos Estados Unidos a incluir o símbolo da Confederação, um conjunto de de estados do sul, onde a escravidão era legal e que se separou da união em 1860.

Muitos afro-americanos acreditam que a bandeira tenha conotações racistas, enquanto os sulistas argumentam ser um símbolo do patrimônio regional.

A imprensa americana reportou que os eleitores de Mississípi apoiaram o novo desenho da bandeira, que também traz a inscrição "In God We Trust" (Confiamos em Deus).

Antiga bandeira do Mississípi tinha símbolo dos estados confederados, usado atualmente por grupos racistas e supremacistas brancos - Rory Doyle / AFP - Rory Doyle / AFP
Antiga bandeira do Mississípi tinha símbolo dos estados confederados, usado atualmente por grupos racistas e supremacistas brancos
Imagem: Rory Doyle / AFP

A antiga bandeira foi retirada durante o verão, quando explodiram nos Estados Unidos os maiores protestos em décadas contra o racismo e a violência policial.

O movimento por justiça racial no país também resultou na retirada de estátuas de personalidades dos confederados, tanto formalmente por autoridades locais, quanto derrubadas pelos manifestantes.