Eleitores do Mississípi aprovam nova bandeira sem símbolo considerado racista
Washington, 4 Nov 2020 (AFP) - Os eleitores do Mississípi aprovaram ontem uma nova bandeira do estado estampando uma magnólia, meses depois de o estado sulista retirar sua antiga bandeira contendo um símbolo confederado.
A bandeira de Mississípi foi a última nos Estados Unidos a incluir o símbolo da Confederação, um conjunto de de estados do sul, onde a escravidão era legal e que se separou da união em 1860.
Muitos afro-americanos acreditam que a bandeira tenha conotações racistas, enquanto os sulistas argumentam ser um símbolo do patrimônio regional.
A imprensa americana reportou que os eleitores de Mississípi apoiaram o novo desenho da bandeira, que também traz a inscrição "In God We Trust" (Confiamos em Deus).
A antiga bandeira foi retirada durante o verão, quando explodiram nos Estados Unidos os maiores protestos em décadas contra o racismo e a violência policial.
O movimento por justiça racial no país também resultou na retirada de estátuas de personalidades dos confederados, tanto formalmente por autoridades locais, quanto derrubadas pelos manifestantes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.