Topo

Esse conteúdo é antigo

Suécia suspende administração de vacina da AstraZeneca

Autoridades sanitárias suecas anunciaram a suspensão do uso da vacina contra covid-19 da AstraZeneca - Divulgação
Autoridades sanitárias suecas anunciaram a suspensão do uso da vacina contra covid-19 da AstraZeneca Imagem: Divulgação

Em Estocolmo

16/03/2021 06h55

As autoridades sanitárias suecas anunciaram, hoje, a suspensão do uso da vacina anticovid da AstraZeneca, seguindo, assim, os passos de vários países da UE (União Europeia) preocupados com seus possíveis efeitos colaterais.

Em nota, a Agência de Saúde Pública (FHM) disse que suspendia o uso da vacina "como medida de precaução" diante de relatos de "possíveis efeitos colaterais" e até que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) conclua sua investigação.

Segundo o epidemiologista sueco Anders Tegnell, questionado pela agência de notícias sueca TT, os 10 a 20 casos de hemorragia registrados na Europa após a vacinação representam a principal preocupação das autoridades de saúde locais.

Embora vários países europeus tenham suspendido a vacina após informes de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas com o fármaco da AstraZeneca, a FHM afirmou que não se registrou nenhum efeito colateral grave na Suécia.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), que reúne hoje seu grupo de especialistas, considera que a vacinação com esse imunizante deve continuar.