Vice-presidente dos EUA abordará temas migratórios com presidente da Guatemala
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, manterá na próxima semana um encontro virtual com o presidente guatemalteco, Alejandro Giammattei, sobre temas migratórios, antes de uma visita à América Central prevista para junho, informou a Casa Branca nesta quarta-feira (21).
Harris, que lidera as ações do governo de Joe Biden para resolver o problema da migração na fronteira entre os Estados Unidos e o México, se reunirá virtualmente com Giammattei na segunda-feira.
"Os dois debaterão formas de trabalhar juntos para abordar as necessidades de ajuda imediata ao povo guatemalteco, assim como aprofundar a cooperação no campo da migração", disse a porta-voz da vice, Symone Sanders.
Na terça-feira, Harris participará por videoconferência de uma mesa redonda com organizações comunitárias guatemaltecas e discutirá "soluções para as causas fundamentais da migração", acrescentou Sanders.
Enquanto isso, um funcionário da Casa Branca disse que Harris "viajará para a região em junho". A vice-presidente havia anunciado anteriormente que também visitará o México.
Esta agenda eleva o perfil da vice-presidente em um dos problemas mais difíceis de resolver no governo do presidente Biden. Em março, a quantidade de migrantes sem documentos detidos na fronteira sul dos Estados Unidos aumentou 71% com relação ao mês anterior, totalizando 172.331 pessoas.
Diferentemente de seu antecessor, o republicano Donald Trump, que insistiu na necessidade de erguer um muro para evitar a travessia na fronteira sul, Biden e Harris se comprometeram a ajudar aos governos regionais a combater a pobreza e a violência, que levam as pessoas a viajar para os Estados Unidos.
sms/bfm/yow/rsr/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.