Topo

Esse conteúdo é antigo

Garrafa com mensagem lançada ao mar há 37 anos no Japão é achada no Havaí

Mensagem encontrada em garrafa jogada ao mar há 37 anos. Objeto lançado no Japão foi achado no Havaí - Mainichi / Takashi Kondo/Prefeitura de Chosi
Mensagem encontrada em garrafa jogada ao mar há 37 anos. Objeto lançado no Japão foi achado no Havaí Imagem: Mainichi / Takashi Kondo/Prefeitura de Chosi

17/09/2021 09h00

Uma mensagem em uma garrafa lançada há 37 anos por estudantes japoneses do ensino médio foi encontrada a cerca de 6.000 km de distância, no Havaí.

Ao todo, 750 garrafas foram jogadas no mar entre 1984 e 1985 por integrantes de um clube de ciências naturais do Colégio Choshi, em Chiba, no leste de Tóquio. O objetivo era investigar as correntes marinhas.

Com mensagens em inglês, japonês e português, nas quais se pedia que entrasse em contato com o remetente, as garrafas chegaram a lugares tão distantes quanto Filipinas, Canadá e Alasca.

Nenhuma outra havia aparecido desde que a garrafa número 50 foi recuperada em 2002, em Kagoshima, no sul do Japão.

A 51ª foi encontrada em junho por uma menina de nove anos, em uma praia do Havaí, anunciou a escola japonesa. As mensagens continuam legíveis.

"Fiquei realmente surpreso", disse o vice-diretor da escola japonesa, Jun Hayashi, à AFP. Ele ainda espera que a garrafa número 52 apareça.

Mayumi Kondo, membro do clube de ciências naturais em 1984, disse que a descoberta "reviveu memórias nostálgicas" de seus anos escolares.