Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Macron e Putin voltam a conversar por telefone sobre guerra na Ucrânia

07.fev.22 - O presidente russo, Vladimir Putin, participa de uma reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Moscou - SPUTNIK/via REUTERS
07.fev.22 - O presidente russo, Vladimir Putin, participa de uma reunião com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Moscou Imagem: SPUTNIK/via REUTERS

06/03/2022 11h25Atualizada em 06/03/2022 12h29

O presidente da França, Emmanuel Macron, falou por telefone durante 1h45 com seu homólogo russo, Vladimir Putin, anunciou hoje a presidência francesa. As conversas acontecem em um momento em que a Ucrânia afirma que a Rússia está preparando um bombardeio contra o porto de Odessa.

"A chamada foi por iniciativa" de Emmanuel Macron, indicou o Palácio do Eliseu.

"Durou das 12h até as 13h45" (horário local da França, das 8h às 9h45 em Brasília), disse, em um comunicado à imprensa.

Macron já manteve diversas conversas telefônicas com Putin desde o início da ofensiva militar russa contra a Ucrânia em 24 de fevereiro.

Guerra entre Rússia e Ucrânia entra no 11º dia; veja imagens do conflito

Após a chamada da última quinta-feira, Macron disse que "o pior ainda está por vir" no conflito ucraniano.

Hoje, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, pediu mais uma vez que os aliados ocidentais lhe entreguem aviões de combate. Ele também quer uma zona de exclusão aérea na Ucrânia para evitar que o país seja atingido por mais mísseis russos.

Os Estados Unidos, por sua vez, disseram neste domingo que estavam "trabalhando ativamente" em um acordo com a Polônia para o envio dessas aeronaves.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Ontem, o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, visitou Vladimir Putin, em Moscou, capital russa, e, após o encontro, conversou com Zelensky, ao telefone, informou o porta-voz de Bennett, segundo a agência de notícias Reuters. Detalhes das conversas, porém, não foram divulgados.

Mais cedo, o premiê israelense havia falado também ao telefone com Emmanuel Macron para que este pudesse atualizá-lo sobre as conversas prévias com Putin, informou o governo francês.

A guerra entre Rússia e Ucrânia chegou hoje ao 11º dia, sem solução à vista. As tensões têm se agravado desde ontem com troca de acusações de que cessar-fogo acordado para a retirada de civis de cidades ucranianas na mira das tropas russas não teria sido cumprido.

Uma nova rodada de negociações entre os dois países está prevista para acontecer amanhã (7).