Países ocidentais pedem suspensão da Rússia da Interpol
Vários países ocidentais, incluindo Reino Unido e Estados Unidos, pediram a suspensão da Rússia da Interpol, informou a ministra britânica do Interior, Priti Patel.
Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia solicitaram "a suspensão imediata do acesso da Rússia a seus sistemas", afirmou Patel no Twitter.
Os países pediram ao comitê executivo da Interpol que adote uma decisão esta semana.
"As ações da Rússia são uma ameaça direta à segurança de indivíduos e à cooperação policial internacional", acrescentou Patel.
Embora não tenha detalhado o motivo do pedido, os países ocidentais tentam isolar Moscou nas áreas diplomática e econômica pela invasão da Ucrânia.
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou no domingo que viu "relatos muito confiáveis" de que a Rússia cometeu crimes de guerra durante a invasão, especialmente no tratamento de civis.
A Interpol, uma organização com 194 países membros, busca facilitar a ação policial para combater crimes internacionais.
Rússia violou dois acordos de cessar-fogo
O pedido de suspensão da Rússia da Interpol ocorre após o país ser acusado de violar duas vezes acordos feitos com a Ucrânia de cessar-fogo em regiões onde seriam instalados corredores de ajuda humanitária.
Hoje, Rússia e Ucrânia devem se reunir novamente para uma terceira rodada de negociações acerca da guerra entre os dois países. A Rússia pede que a Ucrânia se desmilitarize, enquanto a Ucrânia pede a remoção de tropas russas e um cessar-fogo imediato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.