Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia: Ataque contra aeroporto de Vinnytsia deixa ao menos 9 mortos

Do UOL, em São Paulo*

07/03/2022 07h05

Ao menos nove pessoas morreram ontem em um bombardeio russo com mísseis contra o aeroporto da cidade de Vinnytsia (a 200 km de Kiev), anunciaram hoje os serviços de emergência da Ucrânia. A invasão russa completa hoje doze dias.

"Nesta segunda-feira foram resgatadas 15 pessoas dos escombros, nove delas mortas. São cinco civis e quatro militares", afirmou o serviço de emergências no Telegram. As tarefas de busca prosseguem, segundo os socorristas.

Segundo autoridades ucranianas, a infraestrutura do aeroporto foi "completamente destruída". Após o bombardeio, um incêndio tomou conta de um depósito de combustível numa área de cerca de 1 mil metros quadrados.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Depois do ataque, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou a pedir o fechamento do espaço aéreo do país para impedir ataques pelo ar.

Ele cobrou países do Ocidente por uma zona de exclusão aérea, uma medida que impede que qualquer aeronave adentre o perímetro, de modo a impedir incursões inimigas pelos ares e consequentes ataques.

Assim, aeronaves russas, por exemplo, poderiam ser abatidas por sistemas de defesa de países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) caso entrassem na área restrita — mas o bloco, entendendo que isso agravaria e aumentaria a dimensão do conflito, descarta a medida, por ora.

Mapa Otan - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Nas redes sociais, o ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, ressaltou que Vinnytsia é uma cidade distante da linha de frente da guerra.

"[O presidente russo Vladimir] Putin continua seus ataques de mísseis covardes e bárbaros, bombardeio aéreo de civis", escreveu Kuleba.

Rússia promete cessar-fogo e corredor

A Rússia diz que fará um cessar-fogo a partir da manhã de hoje e que abrirá corredores humanitários em algumas cidades ucranianas, como a capital, Kiev. O governo ucraniano, porém, teme que a ação possa ser uma estratégia para concentrar forças e fazer uma nova onda de ataques. A Ucrânia diz esperar uma batalha por Kiev nos próximos dias. O prefeito de uma cidade próxima à capital foi morto enquanto distribuía ajuda humanitária.

Para hoje, é esperada a terceira rodada de conversas entre as delegações russa e ucraniana em busca de entendimento.

A criação dos corredores humanitários para retirar moradores e permitir a entrada de medicamentos e comida em cidades cercadas havia sido combinada em uma reunião entre representantes ucranianos e russos na quinta-feira (3), em Belarus. O plano, porém, não funcionou no sábado e no domingo. Autoridades ucranianas afirmaram que os russos desrespeitaram o cessar-fogo temporário, enquanto o Kremlin culpou Kiev pelo fracasso da operação.

* Com AFP