Coreia do Sul dispara um tiro de advertência contra patrulheiro norte-coreano
A Coreia do Sul anunciou, nesta quarta-feira (9), que repatriou sete membros de uma tripulação norte-coreana, assim como seu navio, apreendido na véspera por ter cruzado a fronteira marítima, e disparou um tiro de advertência contra um barco de patrulha que fez o mesmo.
Tripulantes do navio apreendido disseram às autoridades que cruzaram a fronteira marítima "de fato" entre as duas Coreias na terça-feira, devido a um "erro de navegação" e pediram para "voltar" para a Coreia do Norte, relatou o Ministério sul-coreano da Defesa.
Um barco de patrulha norte-coreano também cruzou esta fronteira "de facto" na manhã de terça-feira, frente à costa oeste da península, enquanto perseguia um navio que se dirigia para o sul, disse uma autoridade do Ministério da Defesa.
A Marinha sul-coreana lançou o disparo de advertência e, na sequência, o barco de patrulha norte-coreano deu meia-volta em direção ao norte, acrescentaram as autoridades.
Este incidente ocorreu na véspera da eleição presidencial sul-coreana e em um contexto de crescentes tensões com Pyongyang. Desde o início do ano, o vizinho do norte fez um número recorde de lançamentos de mísseis.
O Mar Amarelo, na costa da península coreana, tem sido palco de enfrentamentos militares entre as duas Coreias. A fronteira marítima intercoreana "de facto" é questionada pela Coreia do Norte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.