Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

ONU: Necessidades humanitárias estão mais urgentes no leste da Ucrânia

AFP, Genebra

18/03/2022 13h16Atualizada em 18/03/2022 13h39

A ONU alertou hoje que as necessidades humanitárias no leste da Ucrânia estão se tornando cada vez mais urgentes, com mais de 200.000 pessoas sem acesso à água apenas na região de Donetsk.

"A situação humanitária em cidades como Mariupol e Sumy é extremamente grave, pois os habitantes enfrentam séria escassez de alimentos, água e remédios, com consequências que podem ser fatais", disse o porta-voz da agência da ONU para refugiados (ACNUR), Matthew Saltmarsh.

Citando a fronteira polonesa, ele disse a repórteres em Genebra que as necessidades humanitárias no leste da Ucrânia "estão se tornando ainda mais urgentes".

"Mais de 200.000 pessoas não têm acesso à água em várias cidades da região de Donetsk, enquanto o bombardeio incessante em Luhansk destruiu 80% de algumas localidades, deixando 97.800 famílias sem eletricidade", disse Saltmarsh.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Além disso, indicou que os ataques seletivos contra civis e a infraestrutura civil, e a falta de corredores humanitários colocam em risco a vida de milhares de civis.

As pessoas vulneráveis estão encontrando cada vez mais dificuldade ao acesso a serviços essenciais, como alimentos, água, remédios e atendimento médico de emergência nas áreas afetadas.

A ACNUR está acompanhando de perto as negociações das Nações Unidas com os conflitantes para enviar ajuda humanitária a algumas cidades do leste, estimando que cerca de 13 milhões de pessoas precisam de assistência humanitária e proteção na Ucrânia.