Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Central de Chernobyl tem primeiro rodízio de funcionários ucranianos em quase um mês

Central nuclear de Chernobyl iniciou no domingo (20) o primeiro rodízio de funcionários desde o início da invasão russa à Ucrânia - Gleb Garanich/Reuters
Central nuclear de Chernobyl iniciou no domingo (20) o primeiro rodízio de funcionários desde o início da invasão russa à Ucrânia Imagem: Gleb Garanich/Reuters

21/03/2022 06h10Atualizada em 21/03/2022 06h30

A central nuclear de Chernobyl iniciou no domingo o primeiro rodízio de funcionários desde o início da invasão russa à Ucrânia, anunciou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

"A Ucrânia informou a AIEA que quase metade dos funcionários finalmente conseguiu retornar para casa depois de trabalhar na área controlada pela Rússia durante quase quatro semanas", afirmou o diretor geral da agência, Rafael Grossi, em um comunicado.

As forças russas tomaram o controle da central nuclear em 24 de fevereiro e mais de 100 técnicos ucranianos que estavam no fim do serviço noturno prosseguiram com as operações cotidianas na usina, que mantém os resíduos radioativos da catástrofe nuclear de 1986, a pior da história.

Antes do rodízio, a mesma equipe de trabalho estava na central desde o dia anterior à entrada das tropas russas na área, o que "coloca em risco um dos pilares" da segurança nuclear: funcionários podem tomar decisões sem pressão externa.

A AIEA ainda não recebe a transmissão remota de dados de seu sistema de vigilância de Chernobyl, embora os dados sejam transferidos para a agência a partir de outras centrais nucleares da Ucrânia.