Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

França bloqueia dois iates de oligarca russo como parte de sanções adotadas

Em Marselha

23/03/2022 11h08

A França bloqueou dois novos iates pertencentes ao oligarca russo Alexei Kuzmichev, um dos mais influentes da Rússia, no âmbito das sanções adotadas pela UE (União Europeia), informou uma fonte do governo hoje.

O país já havia bloqueado uma outra embarcação, o "Amore Vero", propriedade de uma empresa vinculada ao presidente da gigante petrolífera Rosneft, Igor Sechin, em 3 de março.

As novas apreensões aconteceram em 16 e 21 de março em Cannes e Antibes, na Riviera Francesa (sudeste), disse a mesma fonte à AFP, confirmando notícia veiculada pelo jornal Libération.

Batizado de "La Petite Ourse" (A Pequena Ursa, em tradução literal), o barco de Cannes tem 17 metros de comprimento, e seu valor é de 20 milhões de euros (em torno de US$ 22 milhões). Com 26 metros de comprimento, o outro iate, "La Grande Ourse" (A Grande Ursa, em tradução literal), que se encontra em manutenção em Antibes, é avaliado em 70 milhões de euros (US$ 77 milhões), segundo uma fonte.

Kuzmichec "é um grande acionista do conglomerado Alfa Group", segundo a UE, que o incluiu, em 15 de março, na lista de indivíduos afetados por sanções em represália pela ofensiva russa na Ucrânia.

O homem, de 59 anos, "é considerado uma das pessoas mais influentes da Rússia, com vínculos bem estabelecidos com o presidente russo", de acordo com o bloco europeu.

"Também é um influente empresário russo que intervém em setores econômicos que constituem uma fonte substancial de receita para o governo" russo, acrescenta.

Vários países da UE, como França, Espanha e Itália e o Reino Unido, bloquearam iates pertencentes a oligarcas russos em virtude das sanções europeias.