Rússia anuncia sanções a lideranças e deputados da União Europeia
A Rússia anunciou, nesta quinta-feira (31), a proibição de entrada em seu território aos líderes europeus e à maioria dos eurodeputados, em represália às medidas punitivas contra Moscou por sua intervenção militar na Ucrânia.
"As restrições se aplicam aos dirigentes mais importantes da União Europeia, incluindo comissários europeus e chefes de órgãos militares europeus, assim como a grande maioria dos deputados do Parlamento Europeu, que promovem políticas antirrussas", declarou o Ministério russo das Relações Exteriores, em um comunicado.
Esta medida também se aplica a líderes políticos de países membros da UE, bem como figuras públicas e jornalistas que "apoiaram sanções ilegais contra a Rússia, incitaram a russofobia ou violaram os direitos e liberdades das populações russófonas", acrescentou o ministério.
A diplomacia russa não divulgou a lista de pessoas sujeitas a sanções, mas afirmou que informou à representação europeia em Moscou dessa medida.
"Reiteramos que qualquer ação hostil da UE e de seus Estados-membros continuará tendo uma resposta forte", enfatizou o ministério russo.
Essas sanções surgem no auge da crise entre os países ocidentais e a Rússia desde o início, em 24 de fevereiro, de uma ofensiva militar russa na Ucrânia.
Os Estados Unidos e a UE aplicaram fortes sanções econômicas à Rússia, visando o presidente Vladimir Putin, seu governo e magnatas.
A Rússia anunciou em meados de março a proibição de entrada em seu território do presidente dos EUA, Joe Biden, e de vários altos funcionários dos EUA.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.