Quando sai o resultado das eleições americanas? Veja previsão da apuração
Nesta terça-feira, 5 de novembro, os eleitores norte-americanos vão às urnas para decidir quem será o próximo presidente. A disputa entre Kamala Harris e Donald Trump terá os votos apurados a partir da noite, sem previsão exata de término.
É esperado que uma projeção do resultado seja divulgada pela imprensa no domingo. No entanto, o vencedor oficial só será divulgado em dezembro, após contagem oficial dos delegados.
Duração da apuração
O tempo necessário para a contagem dos votos nos EUA pode variar. Em 2016, o resultado saiu na manhã seguinte, com Trump sendo declarado vencedor. Em 2020, devido à quantidade de votos e competitividade, a vitória de Biden só foi confirmada cinco dias depois.
A forma de votação também impacta a velocidade da apuração. Nos EUA, o voto pode ser feito no dia da eleição, de maneira antecipada ou por correio, com envio antecipado. Quando há muitos votos pelo correio, como em 2020, o processo de contagem é mais lento.
Divulgação dos resultados
Normalmente, o presidente eleito é projetado na noite da eleição. Porém, o Colégio Eleitoral só confirma oficialmente em dezembro, quando os delegados se reúnem em suas capitais estaduais.
Após essa votação, o Congresso realiza uma sessão em janeiro para contar oficialmente os votos e declarar o vencedor. A posse ocorre em 20 de janeiro, com o início do novo mandato.
Processo de eleição indireta
Nos EUA, o presidente é escolhido pelo Colégio Eleitoral, e não diretamente pelo voto popular. Os candidatos precisam da maioria dos 538 votos, ou seja, 270 votos, para vencer.
Apenas Maine e Nebraska dividem alguns votos de acordo com os distritos, enquanto os demais seguem o resultado do estado.
Por que isso ocorre?
Um candidato pode vencer no Colégio Eleitoral mesmo sem obter a maioria dos votos populares, já que os delegados são distribuídos conforme a população dos estados, o que dá mais peso a alguns deles.
Esse sistema beneficiou Trump em 2016, quando ele venceu a eleição com menos votos populares do que Hillary Clinton, ao conquistar delegados em estados decisivos como Califórnia, Texas e Pensilvânia.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberSe houver empate, a decisão é da Câmara dos Deputados, onde cada estado tem direito a um voto. Esse sistema foi acionado duas vezes: em 1800 e 1824.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.