Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Putin busca vitória no Donbass para celebrações do 9 de maio, diz Macron

Presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da França, Emmanuel Macron, já se encontraram em São Petesburgo - LUDOVIC MARIN/AFP
Presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da França, Emmanuel Macron, já se encontraram em São Petesburgo Imagem: LUDOVIC MARIN/AFP

08/04/2022 10h40Atualizada em 08/04/2022 11h27

O presidente russo, Vladimir Putin, vai concentrar seus ataques em áreas separatistas no Donbass, no leste da Ucrânia, para tentar obter uma vitória até 9 de maio, aniversário da capitulação da Alemanha em 1945 - afirmou o presidente francês, Emmanuel Macron.

"Para a Rússia, o 9 de maio é um feriado nacional, um evento militar importante, e é quase certo que, para o presidente Putin, o 9 de maio deve ser um dia de vitória", disse Macron à rádio francesa RTL.

O presidente francês estima que "vão concentrar seus esforços no Donbass", o que significa, conforme Macron, que esta região vai viver situações "muito difíceis" nas próximas semanas.

Ele lembrou que França, Grécia e Turquia estão tentando organizar operações humanitárias no porto ucraniano de Mariupol, ainda sob um resistente cerco. Enfrentam "muitas dificuldades", porém, devido a uma "recusa absoluta dos russos".

Sobre a nova bateria de sanções decidida pela União Europeia (UE) na quinta-feira (7), Macron aproveitou para atacar uma de suas rivais na disputa presidencial deste fim de semana na França, a líder de extrema-direita Marine Le Pen. Segundo o presidente na briga pela reeleição, a política ultraconservadora mantém uma "ambiguidade" em relação à Rússia, buscando evitar o recurso a sanções.

"Chama a atenção a ausência culpada de todos os parlamentares da Frente Nacional (partido de Le Pen) no Parlamento Europeu, quando se trata de aplicar sanções à Rússia, o que mostra a ambiguidade de algumas pessoas neste país, apesar da guerra", criticou Macron.