Jornal: Míssil que atingiu estação na Ucrânia tinha escrito 'crianças'
No míssil que atingiu uma estação de trem em Kramatorsk, na Ucrânia, estava escrito a mensagem "crianças", de acordo com o jornal russo independente Meduza e o britânico Sky News.
Tradutores consultados pela Sky News disseram que é possível ver as palavras "para" e "crianças" em russo nas imagens, e que o sentido da frase seria algo como "pelo que foi feito com as crianças".
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou nas redes sociais um vídeo em que é possível ver a inscrição na lateral do projétil.
Segundo informações das autoridades locais, o ataque deixou ao menos 39 mortos, incluindo quatro crianças. A Rússia negou qualquer envolvimento e disse que as acusações da Ucrânia são uma "provocação".
De acordo com autoridades ucranianas, o ataque atingiu pessoas que esperavam para saírem do país.
Para o chanceler do país, Dmytro Kuleba, esse foi um "massacre deliberado".
"Os russos sabiam que a estação de trem em Kramatorsk estava cheia de civis esperando para serem evacuados. No entanto, eles o golpearam com um míssil balístico, matando pelo menos 30 e ferindo pelo menos cem pessoas. Este foi um massacre deliberado. Levaremos cada criminoso de guerra à justiça", escreveu ele no Twitter.
O secretário de Defesa do Reino, Ben Wallace, também condenou o ataque em Kramatorsk. "O ataque à infraestrutura civil é um crime de guerra", disse em uma entrevista coletiva da Romênia.
"Eram mísseis de precisão direcionados a pessoas que tentam buscar abrigo humanitário. Não é a primeira vez — na verdade, infelizmente, é uma repetição de muitas ocasiões em que o Estado russo — o presidente Putin e seus generais — procuram levar a guerra para civis, áreas civis e infraestrutura nacional civil", afirmou.
Ucrânia vê preparação para 'avanço maciço' da Rússia
A Ucrânia vê os preparativos quase concluídos para uma tentativa de "avanço maciço" das Forças Armadas da Rússia na região separatista de Donbass, disse hoje o governador militar da região de Lugansk, Serhii Haidai.
"Sentimos os preparativos finais para um grande avanço, a grande batalha que será em nossas regiões de Lugansk e Donetsk. Há tentativas constantes de romper a linha de defesa em certas direções", afirmou Haidai em comentários televisionados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.