Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Jornal: Míssil que atingiu estação na Ucrânia tinha escrito 'crianças'

Míssil que atingiu estação de trem em Kramatorsk, na Ucrânia, tem inscrição que significaria "para crianças" - Fadel Senna/AFP
Míssil que atingiu estação de trem em Kramatorsk, na Ucrânia, tem inscrição que significaria 'para crianças' Imagem: Fadel Senna/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/04/2022 10h38Atualizada em 08/04/2022 15h36

No míssil que atingiu uma estação de trem em Kramatorsk, na Ucrânia, estava escrito a mensagem "crianças", de acordo com o jornal russo independente Meduza e o britânico Sky News.

Tradutores consultados pela Sky News disseram que é possível ver as palavras "para" e "crianças" em russo nas imagens, e que o sentido da frase seria algo como "pelo que foi feito com as crianças".

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, publicou nas redes sociais um vídeo em que é possível ver a inscrição na lateral do projétil.

Segundo informações das autoridades locais, o ataque deixou ao menos 39 mortos, incluindo quatro crianças. A Rússia negou qualquer envolvimento e disse que as acusações da Ucrânia são uma "provocação".

De acordo com autoridades ucranianas, o ataque atingiu pessoas que esperavam para saírem do país.

Para o chanceler do país, Dmytro Kuleba, esse foi um "massacre deliberado".

"Os russos sabiam que a estação de trem em Kramatorsk estava cheia de civis esperando para serem evacuados. No entanto, eles o golpearam com um míssil balístico, matando pelo menos 30 e ferindo pelo menos cem pessoas. Este foi um massacre deliberado. Levaremos cada criminoso de guerra à justiça", escreveu ele no Twitter.

O secretário de Defesa do Reino, Ben Wallace, também condenou o ataque em Kramatorsk. "O ataque à infraestrutura civil é um crime de guerra", disse em uma entrevista coletiva da Romênia.

"Eram mísseis de precisão direcionados a pessoas que tentam buscar abrigo humanitário. Não é a primeira vez — na verdade, infelizmente, é uma repetição de muitas ocasiões em que o Estado russo — o presidente Putin e seus generais — procuram levar a guerra para civis, áreas civis e infraestrutura nacional civil", afirmou.

Ucrânia vê preparação para 'avanço maciço' da Rússia

A Ucrânia vê os preparativos quase concluídos para uma tentativa de "avanço maciço" das Forças Armadas da Rússia na região separatista de Donbass, disse hoje o governador militar da região de Lugansk, Serhii Haidai.

"Sentimos os preparativos finais para um grande avanço, a grande batalha que será em nossas regiões de Lugansk e Donetsk. Há tentativas constantes de romper a linha de defesa em certas direções", afirmou Haidai em comentários televisionados.