Topo

Esse conteúdo é antigo

Síria rompe relações diplomáticas com a Ucrânia após reconhecer territórios separatistas

A Síria anunciou no final de junho que reconheceria a independência de territórios separatistas - Sheldon Cooper/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
A Síria anunciou no final de junho que reconheceria a independência de territórios separatistas Imagem: Sheldon Cooper/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

AFP, Damasco

20/07/2022 06h23

A Síria anunciou nesta quarta-feira (20) o rompimento das relações diplomáticas com a Ucrânia, de acordo com o princípio da "reciprocidade", depois que o governo ucraniano tomou a mesma decisão devido ao reconhecimento da independência das repúblicas separatistas pró-Rússia.

A Síria "decidiu cortar relações diplomáticas com a Ucrânia, de acordo com o princípio da reciprocidade e em resposta à decisão do governo ucraniano", disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Síria, segundo a agência oficial de notícias SANA.

A Síria anunciou no final de junho que reconheceria a independência das repúblicas separatistas pró-Rússia de Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia. Até então, apenas Moscou havia reconhecido a independência dessas duas regiões ucranianas em fevereiro, poucos dias antes do início da invasão russa em 24 de fevereiro.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou em 29 de junho que estava encerrando as relações diplomáticas com a Síria. "Não haverá mais relações entre a Ucrânia e a Síria", disse Zelensky na época.