Topo

Esse conteúdo é antigo

Ataques de macacos em cidade no Japão deixam 42 feridos

Macacos são comuns no arquipélago japonês e ataques a humanos eram raros, mas tudo mudou desde o início deste mês - YOSHIKAZU TSUNO/AFP
Macacos são comuns no arquipélago japonês e ataques a humanos eram raros, mas tudo mudou desde o início deste mês Imagem: YOSHIKAZU TSUNO/AFP

AFP

25/07/2022 09h20

42 pessoas foram feridas por macacos na cidade japonesa de Yamaguchi desde o início de julho, agressões em uma escala pouco usual que forçaram as autoridades a recorrer a armas hipodérmicas para acalmá-los.

Esses animais são comuns no arquipélago japonês, onde, às vezes, são considerados um incômodo, entrando nas casas, ou saqueando plantações.

É raro, no entanto, o ataque direto destes pequenos macacos a humanos, como aconteceu nas últimas semanas em Yamaguchi, quando crianças e adultos foram agredidos.

"Toda cidade de Yamaguchi é cercada por montanhas, então não é incomum encontrar macacos" na área, disse um funcionário municipal à AFP hoje.

"Mas é raro ver tantos ataques em tão pouco tempo", acrescentou.

"No início, apenas crianças e mulheres foram agredidas. Mas, recentemente, idosos e homens adultos foram atacados", continuou a mesma fonte.

As autoridades locais estão montando guarda desde as primeiras denúncias, em 8 de julho, mas até agora não conseguiram capturar nenhum macaco. Ainda não se sabe se é um grupo isolado de animais, particularmente agressivo, ou se é um comportamento que se disseminou entre esses primatas.