Secretario-geral da ONU anuncia investigação sobre explosões em prisão na Ucrânia
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse nesta quarta-feira (3) que, a pedido de Moscou e Kiev, vai iniciar uma investigação para saber a "verdade" sobre as explosões na prisão de Olenivka, na região separatista pró-russa de Donetsk, Ucrânia.
"Decidi (...) iniciar uma missão de investigação" após ter recebido "as solicitações da Rússia e da Ucrânia", explicou Guterres a jornalistas, lembrando que não tem autoridade para colocar em prática "investigações criminais".
"Os termos de referência desta missão estão sendo preparados" com a intenção de chegar a um acordo sobre eles com a Rússia e Ucrânia.
"Esperamos de ambas as partes contar com todas as facilidades de acesso e obter os dados necessários para determinar a verdade", afirmou o secretário-geral da ONU.
Guterres detalhou que busca pessoas "independentes e competentes" para a missão.
Dezenas de pessoas morreram na semana passada após explosões na prisão de Olenivka, na qual estavam detidos os soldados ucranianos capturados em Mariupol, segundo o Exército russo.
Moscou acusa Kiev de bombardear a prisão. A Ucrânia nega e afirma que, ao contrário, os presos foram massacrados por forças russas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.