Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

União Europeia estuda missão de treinamento do exército da Ucrânia contra Rússia

18.abr.22 - O presidente ucraniano Volodymr Zelenskiy cumprimenta o embaixador da UE na Ucrânia Matti Maasikas após entregar o questionário para a adesão à UE em Kiev, Ucrânia - UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SER/via REUTERS
18.abr.22 - O presidente ucraniano Volodymr Zelenskiy cumprimenta o embaixador da UE na Ucrânia Matti Maasikas após entregar o questionário para a adesão à UE em Kiev, Ucrânia Imagem: UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SER/via REUTERS

22/08/2022 08h02Atualizada em 22/08/2022 08h57

A União Europeia (UE) debaterá a criação de um grande programa de "treinamento e ajuda à organização" do exército ucraniano que aconteceria em países próximos, afirmou o chefe da diplomacia do bloco, Josep Borrell.

Combater a invasão russa "exige um esforço não apenas de envios de materiais, mas também de treinamento e de ajuda à organização do exército", disse Borrell.

Os ministros europeus da Defesa discutirão a proposta na próxima semana em Praga.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

"Espero que aprovem. Seria uma missão importante, acredito que estamos diante de uma guerra em larga escala", afirmou Borrell, antes de insistir que "qualquer missão deve estar à altura do conflito".

"Esta não é uma guerrinha", destacou, antes de recordar que "10 milhões de ucranianos deixaram o país".

Em 24 de agosto, Dia da Independência Ucraniana, a invasão da Rússia à ex-república soviética completará seis meses, uma guerra que já provocou milhares de mortes.