Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente da Turquia se reunirá com Putin no Cazaquistão

Erdogan e Putin se encontraram em setembro no Uzbequistão - Sputnik/Alexander Demyanchuk/Pool via REUTERS
Erdogan e Putin se encontraram em setembro no Uzbequistão Imagem: Sputnik/Alexander Demyanchuk/Pool via REUTERS

11/10/2022 06h24

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se encontrará com seu homólogo russo, Vladimir Putin, à margem de uma cúpula regional na capital do Cazaquistão, Astana, informou uma autoridade turca à AFP. 

A autoridade, que falou sob condição de anonimato, havia dito inicialmente que a reunião ocorreria na quarta-feira, mas depois disse que provavelmente ocorreria na quinta-feira, de acordo com a última atualização do cronograma. 

Erdogan deve voar para Astana na quarta-feira para conversar com o presidente do Cazaquistão, Kasim Jomart Tokayev, acrescentou o alto funcionário. 

Durante o conflito Ucrânia-Rússia, a Turquia manteve um papel neutro e boas relações com seus dois vizinhos do Mar Negro, além de mediar entre os dois lados.

Erdogan não denunciou o bombardeio russo de várias cidades ucranianas na segunda-feira, que matou cerca de 20 pessoas e feriu mais de 100. 

O ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, ligou para seu homólogo ucraniano Dmytro Kuleba após os ataques, disse uma fonte diplomática turca sem dar mais detalhes.

Erdogan já se encontrou com Putin à margem de uma cúpula regional no Uzbequistão no mês passado. 

O líder turco busca reunir Putin e o presidente ucraniano Volodimir Zelensky em negociações de paz que nenhum dos lados deseja particularmente, mas que, segundo Ancara, são essenciais e realistas. 

Embora seja membro da Otan, a Turquia se absteve de aderir às sanções ocidentais contra a Rússia.

fo/gil/dbh/es/aa

© Agence France-Presse