Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia pede que ONU investigue 'atividades biológico-militares' dos EUA na Ucrânia

Putin "dobrou a aposta" endurecendo o controle em regiões ocupadas da Ucrânia e na própria Rússia - Reuters
Putin 'dobrou a aposta' endurecendo o controle em regiões ocupadas da Ucrânia e na própria Rússia Imagem: Reuters

27/10/2022 16h03

A Rússia pediu ao Conselho de Segurança da ONU que investigue o suposto desenvolvimento de armas biológicas americanas na Ucrânia, informou nesta quinta-feira (27) o Ministério russo das Relações Exteriores.

"A Federação da Rússia não tinha outra opção além de apresentar uma denúncia ao presidente do Conselho de Segurança da ONU para pedir que inicie uma investigação" sobre "atividades biológico-militares dos Estados Unidos na Ucrânia", indicou a chancelaria.

Logo após o início de sua ofensiva na Ucrânia, no fim de fevereiro, Moscou acusou os Estados Unidos de financiarem um programa de armas biológicas na Ucrânia, dizendo ter encontrado provas disso em laboratórios ucranianos. Segundo o Ministério da Defesa russo, o objetivo da Ucrânia era "criar um mecanismo de propagação furtiva de patógenos letais".

Moscou reiterou essas acusações em várias ocasiões, em reuniões do Conselho de Segurança. Tanto os Estados Unidos quanto a Ucrânia negaram a existência de laboratórios destinados a produzir armas químicas em solo ucraniano.

Em 2018, a Rússia acusou os Estados Unidos de realizarem experimentos biológicos secretos na Geórgia, outra ex-república soviética que, assim como a Ucrânia, aspira a entrar na Otan e na UE.

Para justificar sua ofensiva, Moscou também afirmou que a Ucrânia pretendia se equipar com uma arma nuclear, apesar de aquele país ter renunciado formalmente a fazê-lo na década de 1990.

EUA negam existência de armas biológicas na Ucrânia

As acusações da Rússia sobre o envolvimento de Washington no suposto desenvolvimento de armas biológicas na Ucrânia são "pura invenção", afirmou nesta quinta-feira a embaixadora dos Estados Unidos ante o Conselho de Segurança da ONU.

"Todos sabemos que essas afirmações são pura invenção sem o mínimo fundamento", declarou Linda Thomas-Greenfield. "Mas quero aproveitar esta oportunidade para pôr as coisas em seu lugar: a Ucrânia não tem um programa de armas biológicas. Os Estados Unidos não têm um programa de armas biológicas."