Topo

Esse conteúdo é antigo

Vulcão Merapi entra em erupção na Indonésia e cinzas encobrem vilarejos

11.mar.23 - Um homem usa papelão para se proteger das cinzas da erupção do vulcão Monte Merapi, na Indonésia, em Magelang, província de Java Central, Indonésia - ANTARA FOTO/via REUTERS
11.mar.23 - Um homem usa papelão para se proteger das cinzas da erupção do vulcão Monte Merapi, na Indonésia, em Magelang, província de Java Central, Indonésia Imagem: ANTARA FOTO/via REUTERS

11/03/2023 08h44Atualizada em 11/03/2023 09h19

O monte Merapi, na Indonésia, um dos vulcões mais ativos do mundo, entrou em erupção neste sábado (11), expelindo fumaça e cinzas sobre os vilarejos próximos à cratera.

Nenhuma vítima foi registrada, informou agência indonésia de gestão de desastres (BNPB).

11.mar.23 - Monte Merapi em erupção, visto de Pakem, em Sleman, Yogyakarta, Indonésia - ANTARA FOTO/via REUTERS - ANTARA FOTO/via REUTERS
11.mar.23 - Monte Merapi em erupção, visto de Pakem, em Sleman, Yogyakarta, Indonésia
Imagem: ANTARA FOTO/via REUTERS

O observatório do vulcão Merapi informou que a nuvem de cinzas atingiu 3.000 metros acima do cume.

Após a erupção, às 12h12 locais (2h12 de Brasília), as autoridades estabeleceram uma zona de restrição de sete quilômetros ao redor da cratera.

"Para antecipar o possível perigo da erupção do monte Merapi, aconselhamos à população que evite qualquer atividade na zona de perigo", afirmou em um comunicado Abdul Muhari, porta-voz da BNPB.

Um funcionário de um dos postos de observação do Merapi, disse que pelo menos oito vilarejos próximos ao vulcão foram atingidos pelas cinzas.

O arquipélago da Indonésia - que fica na região conhecida como Anel de Fogo do Pacífico, onde várias placas tectônicas colidem - tem quase 130 vulcões ativos.