Bebês, idosos e famílias inteiras: o que se sabe sobre os reféns do Hamas

O Hamas anunciou nesta quarta-feira (22) que libertará pelo menos 50 reféns como parte de um acordo com Israel. Isto é o que se sabe sobre as pessoas sequestradas pelo movimento islamista palestino.

Com base em entrevistas com familiares e relatos da imprensa de Israel, a AFP confirmou a identidade de 210 das cerca de 240 pessoas sequestradas em 7 de outubro, durante os ataques do Hamas em solo israelense.

Os reféns que serão libertados são mulheres e crianças, tanto israelenses como estrangeiros. Sua liberação está sendo planejada por etapas, em troca de uma trégua de quatro dias e da soltura de prisioneiros palestinos.

Segundo Washington, três americanos, incluindo Abigail Mor Idan, de três anos, estarão entre os primeiros libertados a partir de quinta-feira (23). A libertação de "um ou dois" reféns franceses também está prevista, disse o deputado francês Meyer Habib.

O Hamas já libertou quatro reféns e uma soldado foi resgatada pelas forças israelenses, que encontraram duas pessoas mortas em Gaza: a soldado Noa Marciano, de 19 anos, e Yehudit Weiss, uma ex-enfermeira de 65 anos.

Ao menos 35 crianças

Dentre os reféns, ao menos 35 são crianças. Dezoito delas tinham 10 anos ou menos na época do ataque do Hamas.

Um dos mais jovens é Kfir Bibas, que tinha apenas nove meses quando foi sequestrado no kibutz Nir Oz, perto da fronteira com Gaza, junto com seu irmão Ariel, de quatro anos, e seus pais Yarden e Shiri. A mãe aparece em um vídeo do dia do ataque com os filhos nos braços e cercada por homens armados.

Algumas das crianças fizeram aniversário em cativeiro, como Emily Hand (foto), uma irlandesa-israelense que completou nove anos. A menina estava dormindo na casa de uma amiga no kibutz de Beeri quando foi sequestrada, disse seu pai.

Continua após a publicidade

Yoni Asher, cuja esposa Doron, as filhas Raz, de quatro anos, e Aviv, de dois, e a sogra Efrat foram sequestradas no kibutz de Nir Oz, deixou seu emprego como corretor imobiliário para dedicar todo o seu tempo a tentar trazer sua família de volta para casa.

Idosos e famílias inteiras

Pelo menos 68 dos sequestrados são mulheres. Uma delas é Yaffa Adar, que tinha 85 anos quando foi filmada sendo levada do kibutz de Nir Oz no que parecia ser um carrinho de golfe. Pelo menos oito dos reféns têm mais de 80 anos.

Nesta comunidade agrícola de quase 400 habitantes, 71 foram raptados, incluindo nove pessoas de uma mesma família.

Sharon Aloni Cunio, de 34 anos, seu marido David, 33 anos, e suas filhas gêmeas Emma e Yuly, três anos, também foram sequestrados em 7 de outubro.

Ainda estão na lista Ariel, irmão de David, Arbel Yahod, parceiro de Ariel, e seu irmão Dolev; bem como Danielle, irmã de Sharon; e Amelia, filha de cinco anos de Danielle.

Continua após a publicidade

Em 30 de outubro, o Hamas divulgou um vídeo em que Danielle aparece junto com outras duas mulheres, Yelena Trupanov e Rimon Kirsht.

Diversas nacionalidades

Além de Israel, 26 países têm cidadãos entre os reféns, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores israelense. Muitos têm dupla nacionalidade.

Vinte e seis tailandeses foram sequestrados, juntamente com 21 argentinos, 18 alemães, 10 americanos, sete franceses e sete russos, de acordo com dados fornecidos pelos seus governos.

Provas de vida

O Hamas divulgou dois vídeos como prova de vida dos reféns, um de Danielle Aloni e outras duas mulheres, e outro em que a franco-israelense Mia Shem, de 21 anos, é vista implorando por ajuda.

Continua após a publicidade

A Jihad Islâmica, outro movimento armado palestino de Gaza, divulgou no dia 9 de novembro um vídeo no qual dizia mostrar outros dois reféns: Hannah Katzir, de 70 anos, e Yagil Yaakov, de 13 anos.

Entre 15 e 30 pessoas, a maioria estrangeiros, continuam desaparecidas, segundo a imprensa israelense. Acredita-se que tenham sido sequestradas ou assassinadas no dia 7 de outubro, mas ainda não foram identificadas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes