Topo

Esse conteúdo é antigo

TSE envia ao TCU boletins de urna para realização de auditoria

4,1 mil boletins de urna do primeiro turno das eleições foram entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU) - Divulgação/TSE
4,1 mil boletins de urna do primeiro turno das eleições foram entregues ao Tribunal de Contas da União (TCU) Imagem: Divulgação/TSE

24/10/2022 19h13Atualizada em 24/10/2022 20h23

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu hoje a entrega de 4,1 mil boletins de urna do primeiro turno das eleições ao Tribunal de Contas da União (TCU). Os documentos fazem parte de uma das etapas de auditoria do TCU sobre o pleito.

O trabalho de auditoria realizado pelos técnicos do TCU consiste na análise dos boletins, que são emitidos pelas urnas eletrônicas ao final do dia de votação e possuem os dados da totalização dos votos. Segundo os auditores, para obter resultado de 99% de certeza sobre a integridade dos boletins, é necessária a checagem dos 4 mil documentos.

A auditoria do TCU sobre o resultado das eleições deve ser encerrada no início do ano que vem.

De acordo com o tribunal, a atuação da Corte de contas no trabalho de auditoria das urnas tem o intuito de garantir a confiabilidade das informações públicas repassadas à sociedade. O tribunal também faz parte da comissão de transparência das eleições, grupo que é presidido pelo TSE.

A auditoria foi anunciada pelo TCU em setembro. Segundo o tribunal, a amostra foi baseada em modelo estatístico representativo do total de urnas, que garante 99% de confiabilidade. As seções eleitorais que serão auditadas estão em 2,3 mil municípios, ou 40% dos municípios com eleição, no Brasil e no exterior. Por uma margem de segurança, o TCU selecionou um número 10% maior do que as 4.161 definidas inicialmente para a fiscalização.

As Forças Armadas, que também anunciaram uma auditoria com contagem de cerca de 300 urnas, ainda não entregaram seu relatório ao TSE.

(*Com informações de Estadão Conteúdo)