Após autuação da Cetesb, diretor da USP Leste é afastado

Em São Paulo

Reunião aberta da Congregação da USP Leste decidiu nesta quarta-feira, 11, pelo afastamento o diretor da unidade, José Jorge Boueri Filho. O argumento é que ele não pode ficar no cargo enquanto se apuram as responsabilidades sobre a situação ambiental do câmpus. A unidade não cumpriu exigências de controle e despoluição do solo, que tem metano, um gás inflamável, e foi autuada pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

A infração e a colocação de placas no campus - que informavam a interdição de uma área por haver "contaminantes com riscos à saúde" - fizeram com que os professores decretassem greve na terça-feira, 10. Alunos ficaram assustados e fotos das placas correram as redes sociais.

Ficou decidido que uma nova eleição para diretor será realizada em um mês e, por enquanto, o diretor interino é o professor Luiz Silveira Menna Barreto, o mais antigo da unidade. A decisão pelo afastamento, entretanto, precisa ser oficializada em novo encontro da congregação, na semana que vem. Isso é necessário pelo fato de a reunião ter sido aberta ao público, o que a princípio não é previsto no regulamento. Participaram do encontro cerca de 400 pessoas. Alunos e funcionários aderiram à greve.

O diretor foi cobrado por estudantes porque foi responsável pelo despejo de terra de origem desconhecida no campo central do câmpus, em 2011. Exames técnicos mostraram que a terra era contaminada. A remoção do solo é uma das ações não atendidas pela USP.

Segundo a direção da unidade, as exigências ambientais deveriam ser realizadas pela SEF (Superintendência de Espaço Físico), ligada à reitoria da USP e que instalou as placas.

Toda a área ocupada pela unidade, que está na várzea do Rio Tietê, tem solo poluído. Entre as exigências da Cetesb, há a comprovação de instalação de sistema de extração de gases de todos os prédios, avaliações de risco à saúde, além de investigação ambiental detalhada. A Cetesb deu 60 dias para a USP atender à advertência.

Ato

Alunos promoveram uma manifestação no campus, utilizando máscaras. A aluna de Ciências da Natureza Lorena Nakashima, de 25 anos, aprovou o afastamento do diretor. "Ele deveria saber da situação do campus, isso ocorre há tantos anos", disse.

O diretor foi procurado, mas não atendeu aos pedidos de entrevista. A Cetesb informou que não considera o local sob risco à saúde. Os professores se encontrarão nesta quinta-feira, 12, com integrantes do órgão. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos