Topo

Em SP, Rio Piracicaba seca e cachoeira desaparece

08/10/2014 16h06

Piracicaba - O rio Piracicaba sofreu uma queda de 83% na vazão e a cachoeira, principal atração turística da cidade, virou um amontoado de pedras. Apenas fios de água escura escorrem entre as rochas, onde antes a água turbilhonava, formando a neblina que deu a Piracicaba o apelido de "Noiva da Colina". Conforme dados do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), o rio está com vazão de 12,4 metros cúbicos por segundo, quase um quarto dos 75 mil m3/s de sua vazão normal neste mês.

No Parque do Mirante, de onde se observa a cachoeira, os raros visitantes sentem apenas o mau cheiro que exala do rio. Com a queda no nível, a poluição se concentrou. Nas margens do rio, o mato cresce e a grama se espalha, servindo de pasto para cavalos. Uma torre com observatório construído pelo município para a observação do salto está às moscas. Da ponte pênsil de madeira, pode-se observar peixes mortos em meio ao lodo escuro. Em fevereiro, uma grande mortandade dizimou 20 toneladas de peixes.

5.out.2014 - No bairro Monte Alegre, em Piracicaba, um trecho do Rio Piracicaba está coberto por um manto verde de aguapés, algas, e muita sujeira acumulada. A formação de algas é comum quando os leitos estão com o nível baixo - Maurício Bento/Estadão Conteúdo - Maurício Bento/Estadão Conteúdo
5.out.2014 - No bairro Monte Alegre, em Piracicaba, um trecho do Rio Piracicaba está coberto por um manto verde de aguapés, algas, e muita sujeira acumulada. A formação de algas é comum quando os leitos estão com o nível baixo
Imagem: Maurício Bento/Estadão Conteúdo

A situação preocupa o Ministério Público Estadual que atribui o problema, além da estiagem, à redução de cinco para três metros cúbicos por segundo na vazão do Sistema Cantareira para as bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). "A situação do rio é reflexo direto da gestão do Sistema Cantareira, já que existe um desequilíbrio entre a água liberada para o abastecimento da Grande São Paulo e para o PCJ", disse o promotor Ivan Carneiro Castanheiro, do Grupo de Atuação Especial para o Meio Ambiente (Gaema) do MP de Piracicaba.