Topo

Em São Paulo, sistema Cantareira encerra maio no vermelho

Cantareira voltou a registrar deficit no seu estoque de água em maio - Paulo Whitaker/Reuters
Cantareira voltou a registrar deficit no seu estoque de água em maio Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Em São Paulo

01/06/2015 07h08

Após três meses consecutivos no azul, o sistema Cantareira voltou a registrar deficit no seu estoque de água em maio. Boletim divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) mostra que a diferença entre o volume que entrou e o que saiu do manancial no segundo mês seco do ano ficou negativa em 2 mil litros por segundo, o equivalente ao consumo de 800 mil pessoas - uma cidade do porte de São Bernardo do Campo - na atual situação de racionamento na Grande São Paulo.

Os números revelam que a queda do Cantareira em maio (5,3 bilhões de litros a menos) foi motivada por dois fatores. Primeiro, a vazão afluente ao sistema (água que chega nas represas pelos rios e pela chuva) foi 31,7% menor do que em abril, que já havia sido extremamente seco (10,6 mil l/s ante 15,6 mil l/s).

Por outro lado, a quantidade de água retirada dos reservatórios foi 3,7% maior (12,6 mil l/s ante 12,2 mil l/s), por causa do volume liberado para o interior, que dobrou no período.

A situação fica ainda mais crítica porque, pelo segundo mês seguido, o volume de água que entrou nos reservatórios ficou mais de 60% abaixo da média histórica mensal e muito próximo do recorde negativo registrado em 2014, o ano mais seco em 84 anos.

Em maio do ano passado, a vazão afluente foi de apenas 7,3 mil l/s. Como a retirada atingiu 23,3 mil l/s, o deficit chegou a 42,9 bilhões de litros no mês em que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) começou a captação do volume morto.

Historicamente, o sistema recebe em junho um volume de água 8,6% menor do que em maio. A queda na vazão persiste até agosto, o mês mais seco do ano, e só volta a subir a partir de setembro.

Neste mês, porém, a Sabesp terá de aumentar, se necessário, a vazão liberada para o interior em até 107% (de 1,7 mil para 3,5 mil l/s) por determinação da ANA e do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), órgãos reguladores do manancial.

A medida atende ao pleito das cidades da região de Campinas, onde 5,5 milhões são abastecidos pelos rios que saem dos reservatórios operados pela Sabesp.

Nos meses de estiagem, a vazão dos rios cai, sendo necessário aumentar a liberação de água das represas. Isso deve fazer com que o estoque caia em uma velocidade maior em junho do que foi em maio. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".