PUBLICIDADE
Topo

Bolsonaro vai ao Rio se encontrar com Regina Duarte

Regina Duarte e o presidente - Reprodução/Twitter
Regina Duarte e o presidente Imagem: Reprodução/Twitter

Mateus Vargas

Em Brasília

20/01/2020 08h06Atualizada em 20/01/2020 12h09

O presidente Jair Bolsonaro embarcou na manhã de hoje, às 8h, ao Rio de Janeiro, onde deve se encontrar com a atriz Regina Duarte, convidada por ele para assumir a gestão da cultura no governo federal.

Bolsonaro estuda recriar o Ministério da Cultura para acolher a atriz. A leitura no governo é que o nome dela é poderoso demais para ocupar apenas uma secretaria, status atual da pasta, que é subordinada ao Ministério da Cidadania.

O comando da cultura está vago desde a última sexta-feira (17), quando Bolsonaro cedeu a pressões e demitiu o dramaturgo Roberto Alvim, que parafraseou em discurso o nazista Joseph Goebbels. Ao jornal O Estado de S. Paulo, Alvim disse que, apesar da origem espúria, assina embaixo da frase "perfeita".

Ao deixar o Palácio da Alvorada hoje, o presidente conversou e tirou selfies com apoiadores, mas se recusou a responder jornalistas. Ele disse que não falaria para evitar acusações de uma "associação" de que faz ataques à imprensa.

A agenda oficial de Bolsonaro no Rio começa às 10h, quando o presidente se encontra com o prefeito Marcelo Crivella. A princípio, ele deixa a capital fluminense às 16h20 para retornar a Brasília. O Planalto não informa em que horário Bolsonaro e Regina Duarte devem se encontrar.

Ouça o podcast Baixo Clero com análises políticas de blogueiros do UOL.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do publicado no segundo parágrafo, a Secretaria de Cultura está subordinada ao Ministério da Cidadania, e não do Turismo. A informação foi corrigida.

Política