Topo

Esse conteúdo é antigo

Equipe de Bolsonaro rebate Lula e diz que são 'capiaus', mas votam certo

(24.set.2022) Jair Bolsonaro fez motociata em Campinas, interior de SP, na manhã de hoje - Reprodução/Twitter
(24.set.2022) Jair Bolsonaro fez motociata em Campinas, interior de SP, na manhã de hoje Imagem: Reprodução/Twitter

Gustavo Porto e Célia Froufe

Campinas e Brasília

24/09/2022 10h46Atualizada em 24/09/2022 12h00

O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, já está em cima do carro de som para fazer um comício no Largo do Rosário, região central de Campinas, interior de São Paulo. Algumas imagens do evento estão sendo transmitidas pela página de Bolsonaro em suas redes sociais.

No local, o locutor rebateu uma fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também candidato ao Planalto (PT) feita na quinta-feira (22), no Programa do Ratinho (SBT). De acordo com o petista, o chefe do Executivo atual é "ignorantão", "xucro" e parece um "capiau do interior de São Paulo". "Somos ignorantes do interior de São Paulo, mas não somos jumentos, não somos burros de errar no dia da eleição: é Bolsonaro presidente", afirmou o locutor.

Na sequência, o candidato ao Senado por São Paulo Marcos Pontes (PL) também pegou carona no tema, dizendo ser capiau porque nasceu em Bauru, cidade também do interior de São Paulo. Conhecido como "astronauta", ele é ex-ministro do governo de Bolsonaro. O vereador Tenente Santini, de Campinas, também usou a expressão em sua fala.

Bolsonaro faz motociata com Tarcísio na garupa

Antes disso, o chefe do Executivo participou de uma motociata pela cidade, levando o candidato a governador de São Paulo que foi seu ministro, Tarcísio de Freitas (Republicanos ), na garupa.

Bolsonaro veste uma camisa verde e amarela, enquanto Tarcísio uma da seleção de futebol, em que nas costas se lê: "Tarcísio é 10". Nenhum dos dois usava capacete. Dário Saadi, prefeito de Campinas também pelo Republicanos, não foi citado entre os que participam do evento.

Enquanto aguardavam a chegada do presidente, apoiadores que estavam no Largo do Rosário faziam ataques ao adversário e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao PT.

No carro de som, o locutor dizia aos manifestantes que, na Argentina, a população está comendo gatos e cachorros por causa da crise econômica do país. O vizinho é liderado por um presidente de esquerda, claro desafeto de Bolsonaro.

'Divisor de águas'

No comício em Campinas, Bolsonaro disse que o dia 2 de outubro é um divisor de águas pela frente para o País. "Olha como é que é a nossa vida. Sou nascido no interior de São Paulo, Glicério, fui criado em Eldorado Paulista, renasci em Juiz de Fora, mas minha certidão de Nascimento é de Campinas", disse o chefe do Executivo, destacando sua trajetória de vida.

Bolsonaro também comentou de cima do carro de som que morou um ano na cidade, em 1973, quando foi fazer um curso. "Todos nós temos história nessa terra, interessa saber porque chegamos até aqui. O criador reservou um momento na história importante para nós", disse.

O candidato voltou a dizer que fez prognósticos acertados durante a pandemia de coronavírus. "Enfrentamos a pandemia. Tudo que falei ao longo desses anos eu não errei, não fechei casa de comércio, fui contra a política do 'fica em casa e economia a gente vê depois'", afirmou.

"Sempre falei que tem de combater o vírus e o desemprego", continuou, acrescentando que o País estava "condenado a dias difíceis, mas que o governo atendeu aos mais necessitados com o auxílio emergencial, podendo vencer "essa etapa".