Médica grávida é agredida dentro do consultório por paciente no Distrito Federal

Uma médica grávida foi agredida por uma paciente em um posto de saúde da rede pública na Asa Norte do Distrito Federal na última quarta-feira, 27. A agressão ocorreu dentro do consultório da profissional de saúde, quando ela pediu à paciente que mantivesse uma distância entre as duas por conta do protocolo de covid-19. O caso foi registrado na 5ª Delegacia de Polícia como lesão corporal.

Segundo a médica relatou ao Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, a paciente, logo que entrou no consultório, pegou uma cadeira e sentou muito próxima da profissional. A médica, então, teria pedido para que a paciente mantivesse uma certa distância por conta do protocolo de prevenção da covid-19 e também porque ela estava grávida. Neste momento a paciente teria dado um tapa na médica que gritou por socorro. Outros médicos tiveram que intervir.

"A paciente entrou já estressada no consultório e quando a médica pediu para ela manter uma distância, ela se irritou e começou a agredi-la", relatou o presidente do Sindicato dos Médicos do DF, Gutemberg Fialho. "Outros profissionais tiveram que entrar no consultório para tirá-la de cima da médica, que ficou machucada."

A profissional de saúde passou por um exame de corpo de delito e a paciente foi levada para a 5ª DP. Segundo a polícia, a agressora, de 42 anos, já tinha outras passagens por agressão.

"Essa é a realidade do serviço de saúde que o sindicato tem denunciado diariamente: muitos pacientes, que esperam até oito ou doze horas para serem atendidos, poucos profissionais de saúde e nenhum segurança", afirmou Fialh