Deputada mexicana é investigada por encontro com 'El Chapo'

Na Cidade do México

  • Reprodução/Facebook

    A deputada mexicana Lucero Guadalupe Sanchez Lopez teria passado o Ano-Novo com 'El Chapo'

    A deputada mexicana Lucero Guadalupe Sanchez Lopez teria passado o Ano-Novo com 'El Chapo'

Uma deputada mexicana está sendo investigada por uma suposta relação com o ex-narcotraficante "El Chapo", que estava foragido das autoridades. Lucero Guadalupe Sanchez Lopez, de 26 anos e representante de Sinaloa, teria passado o Ano-Novo com o ex-líder do maior cartel do Estado, além de tê-lo visitado com documentos falsos na prisão, em 2014.

De acordo com a Procuradoria mexicana, Sanchez será interrogada para explicar se realizou alguma visita a "El Chapo", usando documentos falsos, em uma prisão de segurança máxima em Altiplano, onde o ex-traficante estava preso até julho de 2015, quando escapou por um túnel de 1,5 km.

A procuradora federal Arely Gomes disse que "El Chapo" passou o Natal com sua atual mulher, mas o Ano-Novo em Guamúchil com a deputada, eleita de maneira independente, mas depois filiada ao PAN (Partido de Ação Nacional).

A deputada reagiu renunciando nesta quinta-feira (21) à bancada do PAN e denunciando que o governo "tenta inventar um show midiático com informações falsas e tendenciosas". No entanto, ela ainda não foi acusada nem indiciada por nenhum crime.

A imprensa mexicana também afirma que Sanchez, cujo ex-marido foi assassinado em 2014, teria ao menos um filho com "El Chapo".

As autoridades desconhecem detalhes sobre a família do ex-traficante, mas há suspeitas de que ele teria 18 filhos com sete mulheres diferentes.

Joaquín "El Chapo" Guzmán Loera é considerado um dos maiores traficantes do mundo. Ele foi recapturado no início de janeiro pela polícia mexicana. As autoridades teriam conseguido localizá-lo devido a um encontro do ex-traficante com o ator Sean Penn para uma entrevista.

A entrevista de Sean Penn com "El Chapo" foi intermediada pela atriz mexicana Kate del Castillo. Nesta quinta-feira (21), o pai da atriz, Eric Del Castillo, também ator, negou que a jovem tenha ligações com o ex-chefe do cartel de Sinaloa.

"Está tudo certo, como sempre me garantiu minha filha. Fiscalizamos suas contas e finanças desde maio e não encontramos nada", disse Eric, confessando que a família está sofrendo com as polêmicas sobre Kate, mas que "permanece unida, porque somos cidadãos honestos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos