Itália prende suspeito de ato terrorista em Bruxelas e Paris

ROMA E BRUXELAS, 27 MAR (ANSA) - A polícia italiana prendeu na noite de sábado (26) o argelino Djamal Eddin Ouali, de 40 anos, suspeito de integrar uma rede de falsificação de documentos que prestaria serviços para terroristas envolvidos nos atentados de Paris e de Bruxelas.   

O homem foi detido na cidade de Bellizzi, em Salerno, mas se negou a responder as perguntas durante o primeiro interrogatório na prisão. Ele permanecerá detido até que a Justiça italiana se pronuncie sobre sua extradição, requisitada pela Bélgica, com um mandado de prisão internacional emitido em 6 de janeiro. Em um novo vídeo, o grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) confirmou que foi o responsável pelos atentados da última terça-feira (22), na capital da Bélgica, Bruxelas. Quatro homens detonaram bombas no aeroporto local e na estação de metrô de Maelbeek, matando ao menso 30 pessoas e ferindo mais de 250. Nas novas imagens divulgadas, aparece Hicham Chahib, membro do EI na província de Raqqa, na Síria, lançando ameaças em francês e dizendo que os ataques em Bruxelas foram apenas uma "amostra".   

Desde os atentados, a Bélgica faz operações antiterrorismo todos os dias e já indiciou três suspeitos. Na última ação, outras 13 pessoas foram presas nas cidades de Bruxelas, Mechelen e Duffel.   

O país ainda está com alerta máximo de segurança, o que implica medidas extremas. Neste domingo (27), um grupo de 450 torcedores de futebol que apoiam a extrema direita entrou em confronto com policiais na Place de la Bourse. A maioria vestia roupas pretas e capuz. Muitos tinham vindo de outras partes do país para Bruxelas, apesar das autoridades cancelaram a "Marcha contra o medo" que deveria ocorrer hoje. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos