Topo

Tremor na Itália teve mesma 'sequência sísmica' de agosto

30/10/2016 13h03

ROMA, 30 OUT (ANSA) - O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) informou que o tremor registrado neste domingo (30) na região central da Itália teve a mesma "sequência sísmica" do que a registrada há dois meses, no dia 24 de agosto, em Amatrice.   

"O terremoto de hoje ocorreu no mesmo sistema de falhas e faz parte da sequência iniciada em agosto e que agora está progredindo", disse o sismólogo do INGV, Alberto Michelini.   

De acordo com as informações obtidas até o momento, a intensidade do sismo de 6,5 graus de magnitude foi tamanha que atingiu uma área entre 20 e 25 quilômetros de extensão. "Ocorreu em uma ampla área localizada entre aquela que foi ativada com o terremoto de 24 de agosto e aquela que foi ativada em 26 de outubro", disse outro especialista, Alessandro Amato.   

Ele ainda destacou que agora serão analisadas todas as réplicas desse sismo tanto por terra como por dados de satélites. De acordo com os dois, o que se sabe até agora é que havia bastante energia acumulada e que está sendo liberada apenas agora.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.