Quem era Khalid Masood, o terrorista de Londres?

LONDRES, 24 MAR (ANSA) - A Scotland Yard divulgou nesta sexta-feira uma fotografia do autor do ataque terrorista em Londres, o britânico Adrian Russel Ajao, conhecido também como "Khalid Masood", de 52 anos.   

A imagem, retirada provavelmente de algum documento, que revela seu verdadeiro nome, Adrian Russel Elms, mostra um homem robusto, de pele morena, cabeça raspada e barba. Com um carro e uma faca, Masood ressuscitou o fantasma do terrorismo na Europa matando quatro pessoas na última quarta-feira (22).   

Nascido no condado de Kent, no sul da Inglaterra, o britânico também viveu com sua esposa e filhos, ao longo dos anos, em várias cidades como Crawley, Rye, Eastbourne e em Luton. Com diversas condenações anteriores por pequenas acusações, como porte de arma, desordem pública e assaltos, Masood teria se convertido ao islã durante o período em que trabalhou na Arábia Saudita após ser liberto de uma condenação em 2003. No entanto, a primeira-ministra, Theresa May, disse no parlamento que ele havia sido investigado "há alguns anos por estar ligado ao extremismo violento", mas nunca foi condenado por crime relacionado a terrorismo.   

Alguns vizinhos de sua residência o descrevem para a imprensa britânica como uma pessoa "calma" e de uma "família reservada". Na semana do atentado, Masood alugou o carro usado em uma loja na cidade de Birmingham. Uma hora depois de concluir o pedido, ele teria ligado para a empresa para cancelar a solicitação.   

Um dia antes ao ataque, o britânico teria se hospedado em um quarto do Preston Park Hotel, em Brighton. Segundo o funcionário do local, Michal Petersen, que encontrou o terrorista na recepção, ele "era sorridente e educado". "Não pensei que estivesse preparando qualquer ataque", disse.   

De acordo com o site "Sky News", a polícia já iniciou as investigações dentro do quarto de hotel. Na última quarta-feira (22), no aniversário de um ano dos atentados em bruxelas, capital da Bélgica, o agressor atropelou diversas pessoas na calçada da ponte de Westminster, situada em frente ao palácio homônimo, com um veículo modelo SUV. Mais de 40 pessoas ficaram feridas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos